Consulado Italiano de Curitiba: agendamento

Consulado Italiano de Curitiba: como realizar o agendamento para legalizar as certidões

 

Se você deseja reconhecer o seu direito a cidadania italiana na Itália antes de sua viagem é necessário que você faça um agendamento no Consulado Italiano de Curitiba para poder legalizar as certidões brasileiras. Esta legalização de documentos é necessária para dar validade ao documentos brasileiros na Itália, sem o carimbo do consulado em suas certidões o pedido de cidadania italiana na Itália não irá se concluir com sucesso.

Antes de continuarmos este artigo vale lembrar que é importante planejar com cuidado a sua viagem para a Itália e se possível obter uma avaliação de seus documentos junto ao comune antes mesmo de sua viagem. Escrevemos um artigo com as dicas básicas de como economizar tempo e dinheiro além de evitar dores de cabeça na Itália, se quiser conferir clique aqui.

Logo abaixo veja como realizar o agendamento junto ao consulado italiano de Curitiba para poder legalizar seus documentos.

Como fazer o agendamento no Consulado Italiano em Curitiba

Como dissemos o agendamento junto ao Consulado Italiano de Curitiba é necessário para poder legalizar os documentos brasileiros do processo e assim dar validade às certidões para que possam ser aceitas por uma autoridade italiana no exterior.

A Legalização dos documentos portanto é o reconhecimento das assinaturas que estão presentes nas certidões do Brasil. Para poder legalizar os documentos você precisará apresentar os documentos originais acompanhados da tradução para o italiano. Os documentos deverão conter o reconhecimento de sinal público em um tabelionato situado ou em Santa Catarina ou no Paraná.

Alguns documentos que sempre geram dúvidas

Caso exista algum divórcio para conseguir legalizar os documentos junto ao consulado italiano de Curitiba é preciso apresentar a petição inicial de conversão de separação em divórcio além da sentença do juiz e a data em que a decisão transitou em julgado. Em todas as páginas do processo de divórcio deverá conter a rubrica do escrevente da vara de família para dar autenticidade ao documento, sendo que na última página esta assinatura deverá ser reconhecida em cartório ou tabelionato situado no Paraná ou em Santa Catarina, além é claro de estar acompanhado da tradução para a língua italiana.

Outra dúvida comum é sobre como legalizar a Certidão Negativa de Naturalização, neste caso você deve simplesmente autenticar o document online (algo que pode ser feito no mesmo link onde se obtém o documento, se você quiser o link direto por favor pegue o passo a passo que pode ser visto na coluna da direita). Apesar de não ser necessário qualquer tipo de autenticação não esqueça que a CNN também precisa estar acompanhada da tradução para o italiano.

Sobre a tradução juramentada para o italiano

Falando em traduções para o italiano estas deverão ser feitas somente por tradutores juramentados presentes nos Estados do Paraná ou Santa Cantarina, se você quiser conferir um elenco dos tradutores nestes estados por favor clique aqui.

Lembramos que não é necessário reconhecer firmas da assinatura do tradutor juramentado para o italiano.

COMUNICADO IMPORTANTE Legalização de documentos no Consulado Italiano de Curitiba

Informamos que está ativa a Central de Atendimento da rede consular italiana no Brasil para os serviços consulares do reconhecimento da cidadania por descendência e da legalização de documentos para fins de cidadania.

A Central de Atendimento fornece informações por telefone válidas para todos os escritórios consulares italianos no Brasil através dos números 0800.047.4444 e 0055.11.4700.3789, e pelo e-mail info.Itbra@vfshelpline.com.

Já está ativo o site www.vfsglobal.com/italia/brasil, no qual estão disponíveis informações gratuitas também por chat, assim como a ficha de requerimento do reconhecimento da cidadania, para ser preenchida e transmitida on-line.

Informamos, outrossim, que o agendamento para o serviço de legalizações será efetuado exclusivamente através da Central de Atendimento nos números 0800.047.4444 e  0055.51.4700.3789, e pelo e-mail info.Itbra@vfshelpline.com

Regras para conseguir o agendamento no Consulado Italiano de Curitiba (SISTEMA ANTIGO NÃO DISPONÍVEL ATUALMENTE)

O agendamento é realizado única e exclusivamente através do site oficial do Consulado Italiano de Curitiba, no final do texto iremos passar o link direto para poder fazer isso ou mesmo para você dar uma olhada, mas antes iremos passar algumas informações importantes sobre como conseguir um horário:

De domingo a quarta-feira sempre a meia-noite horário italiano o Consulado abre novos horários para legalizar os documentos, estes horários são válidos para 36 dias depois. A cada dia portanto entre domingo e quarta estão disponíveis números limitados de vagas nos agendamentos, quem primeiro conseguir o horário terá o lugar garantido para 36 dias depois.

Pelo grande número de pessoas que tentam o agendamento é provável que você precise tentar algumas vezes até conseguir a sua vaga.

No dia de seu horário você  poderá ir pessoalmente ou mesmo se fazer representar por terceiros, mas de qualquer forma o nome do agendamento precisa ser da pessoa que está fazendo a cidadania italiana e não de quem ela autorizou para ir representá-la no dia da legalização.

Para autorizar alguém para lhe representar no dia da legalização dos documentos o seu representante deverá apresentar uma Procuração com firma reconhecida em cartório (que deve ser do Paraná ou de Santa Catarina).

Caso você esteja no exterior e precise autorizar um parente seu no Brasil a legalizar os documentos para você a alternativa é conseguir uma Procuração Original feita no Consulado Brasileiro mais próximo de onde você estiver morando no exterior.

O link para realizar o agendamento no Consulado Italiano de Curitiba é

https://prenotaonline.esteri.it/login.aspx?cidsede=600000&returnUrl=//

Depois de visitar esta página você deverá fazer seu registro. O link de ativação lhe será enviado por email e posteriormente você poderá ter acesso através de NOME UTENTE e PASSWORD para realizar o procedimento.

Se você ficar com alguma dúvida nesta ou em outra etapa do processo saiba que disponibilizamos um passo a passo do processo no Brasil e na Itália, o passo a passo é gratuito para toda a comunidade de descendentes de italianos, se você desejar receber gratuitamente por favor complete com seus dados logo abaixo. Boa sorte no processo!

Se você precisar de alguma informação sobre o agendamento você também pode enviar ao email ao Consulado da Itália, o endereço correto é  legalizzazioni.curitiba@esteri.it      

Previous post:

Next post: